sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Texto publicado no Varzeense



Aqui fica o texto:

Notícias do Cadafaz

Preparativos para o Bodo
Na tarde do passado sábado, dia 21, foram escolhidas as castanhas na Casa do Bodo, para isso juntaram-se meia dúzia de pessoas, na Casa do Bodo, para ajudarem os mordomos.
No fim do dia, as castanhas foram cozidas pelo José António Gomes, á porta do café. Com a água do caldo das castanhas foi feita uma sopa com couve e carne, organizada pelo Sr. Virgílio Lopes. Enquanto se fazia a sopa também houve chouriços assados e entremeada assada trazidos pelo António Nunes e Filipe Santa Cruz. A sobremesa foi feita pela Ana Paula Martins.
Foi mais um motivo para haver um excelente jantar convívio, que terminou já bem tarde.

Bodo 2017
No domingo, dia 22, realizou se o Bodo em honra do Mártir São Sebastião. As 11 horas, foram benzidas as castanhas, 1700 pães e o vinho e logo de seguida foi a celebração da palavra. No final, decorreu a procissão com o andor do Mártir São Sebastião que foi levado por alguns dos mordomos deste ano.
Pouco depois, deu se início a distribuição das castanhas, do vinho e do pão às pessoas presentes, que apesar do frio que se fazia sentir não quiseram faltar a esta festa, que se celebra desde há muitos anos, mas que infelizmente de ano para ano tem vindo cada vez menos pessoas ao Bodo.
É pena que não houve celebração de missa e principalmente que a bênção do Bodo não tenha sido feita por um padre, já que é uma festa muito religiosa, mas pode ser que a nova comissão da Fábrica da Igreja do Cadafaz consiga que o sr. Padre venha mais vezes celebrar missa ao Cadafaz.
Para o ano o Juiz é o José António Gomes e os mordomos para o Cadafaz são: Américo Antunes e Márcio Neves. 

Convívio do Bodo
No final da entrega do Bodo, o juiz Américo Antunes, também realizou o lanche convívio que nos últimos anos se tem vindo a fazer. Houve sardinhas assadas, que estavam muito boas, e entremeada grelhada. O convívio decorreu até ao final da tarde. Depois, um grupo dirigiu-se ao café para comer a sopa que tinha sobrado da véspera.


União Recreativa do Cadafaz
A União está a realizar umas obras de beneficiação no Abrigo Escola (antiga escola primária) que servirá para dar utilidade às instalações.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço a sua visita e o seu comentário.
Informo que comentários anónimos não serão publicados.
Paula Santa Cruz