quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Folhas Soltas de Cadafaz Por A. Silva

Um Tema Atrasado Mas... Atual
Continuar a recordar as antigas Colectividades e os seus pioneiros, creio que faz parte do nosso sentimento e obrigação, não só porque ainda tivemos o privilégio de conhecer alguns deles, como assistir e beneficiar dos seus exaustivos esforços e percursos na expectativa de irem sempre conseguindo obras de utilidade comunitária e imprescindíveis quer nas suas aldeias quer em toda a freguesia e assim todos em conjunto fossem desta ou daquela povoação se integravam em igualdade de ideias, projetos e entre ajuda e onde não faltavam os convívios, excursões e outros meios de aquisição de verbas para a coletividade. Atualmente o modo de pensar parece não ser exatamente o mesmo, talvez por essa razão vamos assistindo ao desaparecimento de grande parte dos seus trabalhos de mérito sem que se tenha tentado fazer mais ou melhor ou apenas conservar, resta-nos a disparidade de ideias onde os feitos não contam em igualdade para todos.
E, ao mencionar as Colectividades, referir-me-ei à nossa União Recreativa de Cadafaz embora com alguma tenuidade vai fazendo por dar eco não só à própria entidade como demonstrar que Cadafaz ainda existe e faz parte do Concelho de Góis, embora na realidade não pareça... O evento Festival das Sopas levado a cabo pela primeira vez em 2013, pelos nossos Jovens da União Recreativa, não teria tido de início a afluência desejada, talvez por ser uma novidade, no entanto não desmoralizaram e a ideia ou imposições pessoais da sua expansão pelas restantes povoações da freguesia foi uma ação aplausível não só como elo de confraternização como demonstração de dotes culinários. No entanto, não posso deixar de refletir: - Teria qualquer outra Coletividade procedido desta maneira em relação a Cadafaz? Duvido, tal é a desintegração que nos últimos anos se verifica. Aliás, penso que inclusivamente talvez não fosse impossível promover algo em que as Colectividades da União de Freguesias Cadafaz-Colmeal se integrassem num conjunto de confraternização, embora com temas variados. Seria bom refletir um pouco mais na sensibilidade das pessoas porque ninguém gosta de ficar esquecido, e esse será certamente um dos fatores que foi ou será pouco esclarecido para mais tratando-se de populações tão reduzidas.
Porém, a União Recreativa de Cadafaz deu início a um bom exemplo e creio que talvez consigam vincar um pouco mais e ir mais além, cooperando com outras coletividades, mesmo fora da União de Freguesias, em projetos e iniciativas, este era também o lema da antiga Liga de Melhoramentos da Freg.de Cadafaz, segundo os documentos que nos deixaram. Outra situação a definir é que os sócios não sejam só, para o pagamento de uma quota, segundo os estatutos parece haver algo mais de informação e ou cooperação, visto tratar-se de funções sem fins lucrativos, será essencial a entre ajuda dos associados e relevância dos seus orientadores.
NOTA: Penso que o Parque no Carreiro foi obra da União Recreativa... mas, passados vários anos a obra está por terminar ao verificar- se que no primeiro espaço do lado esquerdo onde está implantado um busto de alguém que tanto se interessou pela União e pela sua terra Cadafaz portanto merecedor de todo o nosso respeito, não é admissível o aspeto de desperdícios e não só junto ao muro. Será muito dispendioso o acabamento do muro com grade, ou parede? Aqui fica o meu apelo na tentativa de que se dê uma melhor imagem não só a este local como às restantes entradas da povoação visto que todas “primam” pelo aspeto degradante de desarrumação e variedade de objetos.
Cadafaz, agosto 2016


in O Varzeense de 15 de outubro de 2016

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço a sua visita e o seu comentário.
Informo que comentários anónimos não serão publicados.
Paula Santa Cruz