terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Texto publicado no Varzeense



Aqui fica o texto:

Notícias do Cadafaz

Madeiro
Na véspera de Natal, o Carlos Alves desafiou um grupo do Cadafaz para irem buscar um madeiro para o porem a arder na Eira. Na tarde do dia de Natal serviu para algumas pessoas se juntarem e conviverem à volta dele. Foi novamente acendido na tarde do último dia do ano e mais pessoas se juntaram à volta dele enquanto esperavam pela meia-noite para verem o fogo-de-artifício. 

Passagem de Ano
Um grupo com cerca de vinte pessoas, festejou, no Cadafaz, a passagem de ano realizando um jantar, perto da meia-noite juntámo-nos à volta do madeiro, que estava a arder na Eira. Á meia-noite tivemos um fogo-de-artifício, como é da praxe comeram-se as 12 passas e brindou-se ao Novo Ano, para que este ano nos traga tudo o que desejarmos. 
O convívio durou até de madrugada ao som da música e das conversas em que recordamos tempos passados! 


Bodo 2016
No passado dia 2 de janeiro, os mordomos do Bodo pelo Cadafaz, Américo Antunes e José Alves, pisaram e esquivaram as castanhas já secas. Tiveram a ajuda do José António Gomes e do Filipe Santa Cruz, já que este serviço é muito cansativo tanto das pernas como dos braços e as castanhas ainda são muitas!
O Juiz António Nunes e sua família também vieram ajudar, no final ofereceram um lanche a todas as pessoas que participaram neste preparativo para o Bodo.
Este ano, este realiza-se no sábado, dia 23 de janeiro, devido às eleições presidenciais.
O programa é o seguinte:
11h30 – Bênção do Bodo, segue-se a missa, procissão e a distribuição do Bodo.
Durante a tarde haverá sardinhas e entremeada grelhada.

Falecimentos
Faleceram no dia 18 de dezembro de 2015, a D. Olinda Augusta de Almeida Simões e no dia 5 de janeiro de 2016, a D. Albertina Simões de Almeida Fragoso, os funerais realizaram-se no Cadafaz e seguiram para o cemitério local. A D. Olinda e a D. Albertina eram irmãs.
À família enlutada os meus sentidos pêsames.

União de freguesias do Cadafaz e Colmeal
A Junta de Freguesia pintou os muros e as casas de apoio do cemitério.

Câmara Municipal de Góis
O Sr. Vice-presidente da C. M. de Góis, Dr. Mário Garcia, tinha informado no almoço da União Recreativa do Cadafaz que os buracos que tinham ficado por tapar até aos Portos e que a estrada (Lomba das Relvas) que liga à Nacional 2 também estaria consertada até ao final do ano e realmente, estas duas vias, pelo Natal já estavam com os buracos tapados.

Antigos elementos do Rancho Folclórico do Cadafaz 
Está previsto realizar uma atuação, no Cadafaz, na tarde do dia 26 de março de 2016 (sábado da Páscoa) com os antigos elementos do Rancho Folclórico.
Para isso, apela-se a todos (tocadores, cantadeiras e dançarinos) que possam estar presentes nesse dia.
Vamos recordar algumas danças como a Pomba, o Marcadinho, a Verdizela e outras. Se já não se recordam, não há problema porque iremos efetuar um ensaio na sexta-feira Santa à noite ou no próprio sábado.
Se pertenceu ao rancho ou conhecem algum antigo elemento agradecemos que passe a informação a outros. 

Para qualquer informação ou confirmação de presença poderá contactar o Carlos Alves ou a Paula Santa Cruz. 


Poderão ver mais fotos destas atividades no meu blogue: http://cadafaz-gois.blogspot.pt


Paula Santa Cruz

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço a sua visita e o seu comentário.
Informo que comentários anónimos não serão publicados.
Paula Santa Cruz