quinta-feira, 17 de setembro de 2015

O meu 1º texto publicado no jornal O Varzeense

in O Varzeense de 15 de setembro de 2015
Aqui fica o texto:

Notícias do Cadafaz

Este é o meu primeiro artigo de jornal, que escrevo em nome individual, faço o a pedido de algumas pessoas que por vários motivos não têm acesso à Internet para visitarem o meu blogue e gostariam de ver também notícias do Cadafaz neste jornal.


Convívios
Durante o mês de agosto, alguns cadafazenses juntaram-se e organizaram lanches e jantares. Ao todo foram 5, juntando entre 30 a 42 pessoas em cada um deles.
Os organizadores dos lanches com grelhados foram a Dina Alves e a Paula Pina, Paula Santa Cruz e a Dina Alves organizaram um jantar que teve como ementa entrecosto assado no forno. Este jantar foi chamado dos Enganados, dos enganadores, dos que não enganaram e não foram enganados. O Sr. Virgílio Lopes dizia me há vários anos, que gostava de fazer um almoço com os “enganados” que tinham casado com pessoas que pertencem ao Cadafaz, para todos os que quisessem participar nomeamos o grupo com este nome. O Fernando e a Cristina Pires fizeram uma feijoada e por fim, o último jantar foi leitão, este foi organizado pelo Mário Neves e o Leonel Ferreira que pertencem à Sociedade do Euromilhões que contém 13 elementos, mas para este jantar, alargou para 42 participantes, já que muitos também queriam comer leitão.
Os motivos destes convívios foram somente para passarmos momentos de boa disposição e confraternização. Ficou decidido que para o próximo ano continuaremos a fazê-los.


Caminhada
No dia 22 de agosto, um grupo de cadafazenses efetuou uma caminhada, que teve como trajeto a rota das Alminhas. A escolha desse dia partiu do Rui Oliveira e juntou 13 caminhantes.
Saímos do Largo de Santo António eram 8 horas da manhã, percorremos o percurso em 2 horas. Passamos por 17 Alminhas, duas das quais muito antigas, feitas em pedras. A manhã amanheceu com neblina, e nos últimos quilómetros tivemos a companhia da cacimba.
Esta caminhada estava prevista ser organizada pela Direção da União Recreativa do Cadafaz no dia 11 de agosto, havia 24 pessoas que a queriam fazer, mas a Direção decidiu cancelá-la.

União Recreativa do Cadafaz
A Direção organizou o seu piquenique anual nos Portos no dia 8 de agosto, oferecendo uma sardinhada, entremeada e febras grelhadas, mais uma vez juntou muitas pessoas, durante a tarde decorreram o peddy paper e o torneio de sueca.
Á noite no Adro, houve uma sessão de Karaoke, que durou até de madrugada, esta foi orientada pelo Diogo Martins e foi muito participada. Temos muitos bons artistas que parecem ter nascido para estarem em cima do palco. Este ano esteve presente um grupo da Cabreira que também animou a noite.
Esteve tudo bem a não ser os prémios entregues e o cancelamento da caminhada.

Procissão
Apesar de este ano não ter havido festa anual, no dia 9 de agosto, realizou-se na mesma e com grande participação, a missa, procissão e leilão em honra de Nossa Senhora das Neves.

Poderão ver as fotos destes convívios no meu blogue que é: http://cadafaz-gois.blogspot.pt

União de Freguesias de Cadafaz e Colmeal
- Durante o mês de agosto, as instalações da União de Freguesia no Cadafaz estiveram encerradas para férias. Não foi afixada nenhuma informação nesse sentido aos fregueses e foram alguns que quiseram tratar de assuntos e se deslocaram nos dias que estaria previsto estar aberto. Para a próxima, seria bom que o executivo da junta deixasse uma informação à população, para não baterem com o nariz na porta! Se qualquer estabelecimento comercial informa os seus clientes porquê que uma entidade pública não o faz?
- O Cadafaz talvez seja uma das aldeias do concelho de Góis em que tenha mais juventude no mês de agosto. Entre os 3 e os 22 anos estiveram a passar férias 33 jovens. Para se entreterem vão ao rio, andam de bicicleta, convivem todos juntos, etc, mas também seria bom que a junta de freguesia disponibiliza-se a Internet já que existe uma sala no edifício que foi concebida para esse efeito.
- Também existe no Cadafaz uma “piscina” porquê que este ano esteve vazia? Se tivesse água teria dado muito jeito aos pais dos mais pequenos, assim não teriam de se deslocar até à Cabreira, ao rio. Se o problema é de não haver quem a limpe, nos anos anteriores sempre houve alguns jovens que a limparam e este ano também o teriam feito.

Estrada entre o Cruzeiro e os Portos
Este troço está cada vez mais em péssimo estado, perto da “piscina” já existe uma grande cratera que vai de um lado ao outro da estrada e brevemente os outros buracos vão pelo mesmo caminho, já que tem muito tráfego de camiões dos madeireiros, seria bom que a Câmara Municipal de Góis não se esquecesse desta estrada.


Paula Santa Cruz


Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço a sua visita e o seu comentário.
Informo que comentários anónimos não serão publicados.
Paula Santa Cruz