sábado, 28 de setembro de 2013

VI Encontro de Tocadores de Concertinas, Guitarras e Harmónios da Serra da Mata

Grande Dia no Cadafaz

   No Cadafaz, o inesquecível dia 3 de agosto ficou eternizado pelo VI Encontro de Tocadores de Concertinas, Guitarras e Harmónios da Serra da Mata, organizado pelo Rancho Folclórico "Danças e Cantares" da Freguesia do Cadafaz, com o apoio da Câmara Municipal de Góis e da Junta de Freguesia do Cadafaz.
  Com recepção aos tocadores e acompanhantes, no Adro da Igreja Paroquial, logo pela manhã, seguiu-se a habitual arruada pelas ruas do Cadafaz, o imprescindível Almoço Convívio e a parte da tarde ficou reservada para a subida ao palco de todos os tocadores, que brilharam ao som dos seus instrumentos, muitos acompanhados por maravilhosas vozes, mostrando que este género de instrumentos musicais está bem vivo entre o povo desta região.
  Mário Neves, um dos principais impulsionadores deste encontro, em conversa com o nosso jornal, aproveitou para agradecer a presença de todos os que participaram no evento, bem como, aos que se associaram ao almo, não esquecendo todos os que contribuíram com o seu trabalho para que este encontro voltasse a ser uma realidade em Cadafaz.
  Em nome da organização, Mário Neves deixou também um obrigado para todos os elementos do Rancho Folclórico, pelo seu esforço e empenho em nome da divulgação da cultura regional deixando ainda uma palavra para a Junta de Freguesia de Cadafaz e para a Câmara Municipal de Góis pelo seu habitual apoio.
  Mário Neves aproveitou ainda o momento para falar um pouco das Concertinas, Guitarras e Harmónios, reconhecendo-lhes grande importância musical na região e confessando que são instrumentos que voltaram a ser acarinhados por muitas pessoas de todas as idades, estando atualmente muito em voga a sua aprendizagem.
  Os autarcas presentes enalteceram o evento, enfatizando que se deve valorizar este tipo de iniciativas e continuar disponível para as apoiar.
  Este dia ficou ainda marcado pela inauguração de mais uma obra realizada pela Junta de Freguesia, em parceria com a Câmara Municipal de Góis e o Conselho Diretivo dos Baldios da Freguesia de Cadafaz e que teve como objectivo a reabilitação de um espaço conhecido pela Fonte dos Portos e que se traduz num Parque de merendas, onde ficou também eternizado o pastor da serra da Mata, como forma de reconhecer uma profissão que honrou o povo deste Vale do Ceira.



in O Varzeense de 15 de Setembro de 2013

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço a sua visita e o seu comentário.
Informo que comentários anónimos não serão publicados.
Paula Santa Cruz