domingo, 5 de maio de 2013

Folhas Solta de Cadafaz por A.Silva

    MEDITANDO - Durante um Passeio dos Tristes em Cadafaz. - Uma das aldeias mais bonitas e acolhedoras do concelho de Góis. Hoje a sua aparência e realidade é de plena decadência e desertificação. Muito tem contribuído o desaparecimento de pessoas que tanta saudade e falta fazem. E assim, por incrível que pareça, ficamos entregues ao esquecimento e incúria, não parecendo haver uma razão económica para que tal aconteça, pois, a freguesia de Cadafaz não é de maneira alguma pobre de recursos e, se teve dificuldades, a verdade é que todos os benefícios de utilidade à comunidade foram adquiridos nessa mesma época, alguns dos quais que ainda hoje usufruímos como a água ao domicílio e a eletricidade, quanto a outros têm desaparecido ou estão em vias de se extinguirem.
    Que se passa afinal com as entidades representativas da comunidade? Onde está o tal órgão de proximidade? - É impossível mostrar algum ânimo sincero em relação às obras dos últimos tempos ou confiar em promessas fantasistas, onde, pura e simplesmente a falta de coordenação e a solução de situações prioritárias ou de maior utilidade vão ficando no esquecimento tal como os moradores residentes, que só são recordados de 4 em 4 anos. No restante espaço de tempo, não surge uma frase de conforto ou ajuda a qualquer situação necessária, como no caso de assuntos administrativos e outros com que cada vez mais somos confrontados e exigidos por lei e que poderiam ser minimizados se... houvesse um serviço efectivo e eficiente na povoação o que evitaria a deslocação de 32 Km, para resoluções através da INTERNET ou simplesmente uma fotocópia (embora fosse noticiado em 30-6-2011, uma inauguração de um espaço social e um serviço de acesso à INTERNET, num espaço com dois computadores, mas ... sendo normal nunca funcionou.
    Mas a vaidade e a apologia de grandes obras feitas ou desfeitas servem de base para grandes inaugurações aliadas ao discurso de ocasião em estilo de faramalha com placas de auto promoção e fotografia e assim se vão encerrando os períodos reinantes. - Sabemos que nem tudo é fácil de concretizar, pelo que, deve haver a máxima seriedade e proficiência naquilo em que se gaste verbas de todos nós, para mais na época presente com dificuldades tão prementes. Pelo que, vou mais uma vez, lembrar um assunto já com alguns anos e várias vezes debatido com as respectivas entidades, para mais que se relaciona com uma aldeia de gente idosa, na maior parte sós sem qualquer outro meio de comunicação. Para quando a colocação de Antena de Acesso às novas tecnologia prioritariamente a rede móvel, será que ainda não conseguiram compreender que os serviços da PT têm piorado sistematicamente. Este ano, de Fevereiro a Abril, desde a falta de rede a linhas trocadas, tudo aconteceu. Pelo que, é incompreensível tal insensibilidade moral de alguém que devia ter capacidade para resolver esta situação. Mas na verdade nem tudo nos falta, deve ser a povoação do Concelho com mais parques de lazer (cerca de 7) e 4 churrasqueiras.
    CONCLUINDO: - Se por acaso ler este artigo e não acreditar... venha residir em Cadafaz, verificará que estamos recuando à idade média, e, para isso, já não nos faltam os javalis, veados, coelhos e perdizes. Pelo que, resta-nos a esperança de que numa manhã de nevoeiro, não nos apareça D. Sebastião, mas talvez D. Diogo ou D. Luiz da Silveira reclamando as COUTADAS.
in O Varzeense de 30 de abril de 2013

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço a sua visita e o seu comentário.
Informo que comentários anónimos não serão publicados.
Paula Santa Cruz