segunda-feira, 29 de abril de 2013

Notícia de outrora

CADAFAZ
Esteve nesta povoação o Sr. António Afonso d'Almeida, chefe de conservação da estrada distrital n.°52, acompanhado pelo cabo de cantoneiros, José Antunes, que veio tirar a planta onde se deve abrir a vala para a canalização da agua para o chafariz que se projeta fazer junto ao adro da igreja desta freguesia.
É um belo melhoramento tanto para esta povoação com o para toda a freguesia, visto que aos domingos poderão saborear a boa e fresca agua dos Portos.
— Como se sabe, foi há tempos aqui criada uma escola para o sexo feminino, sendo a casa oferecida, por um ano, pelo Sr. José Francisco Simões.
Foi uma medida bem acertada com que o Governo da República dotou esta freguesia, pois que era a única, no concelho de Goes, que não possuía escola para o sexo feminino, apesar de ser uma das mais populosas.
A fim de se arranjar mobília para a escola, foi aberta uma subscrição entre os habitantes desta freguesia, que atingiu uma quantia regular, devido á sua generosidade, pois que todos desejam elevar a sua freguesia ao    grau de civilização que tem jus.
Já se mandou confecionar a mobília e m Arganil, que deve estar pronta em breve.
— Fizeram-se já alguns orçamentos para se reconstruirem a ponte do Mosqueiro, entre Sandinha e Capelo, e a fonte do lugar da Cabreira.
Espera-se que em breve a digna vereação municipal deste concelho mande proceder a estas obras.
— Consta que brevemente se vá criar nesta povoação uma estação telefónica.
— Acha-se bastante doente o Sr. António Simões Félix, da Sandinha, devido a uma queda que deu no domingo da sua mula, batendo com a face esquerda num balcão. Sentimos e fazemos votos pelas suas melhoras.

in A Comarca de Arganil de 13 de Julho de 1911

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço a sua visita e o seu comentário.
Informo que comentários anónimos não serão publicados.
Paula Santa Cruz