quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Notícia de outrora

GOES, 22
Pensa-se em estabelecer estações telefónicas em Cadafaz e Colmeal, que ligadas à estação telegráfica desta vila, possam servir os interesses dos povos daquelas freguesias com a solicitude que tal sistema permite e que hoje se não dispensa já a não serem regiões onde civilização não penetrou ainda.
Para o bom êxito deste melhoramento será preciso, porem, que os povos ofereçam ao estado, pelo menos, a madeira a empregar nestas, linhas e que, segundo os melhores cálculos, não deve ir além de 180 postes de castanho daqui a Colmeal. De modo que a troco de um pequeno sacrifício as duas citadas freguesias, onde a madeira de castanho abunda ainda, felizmente ficariam de posse de um grande melhoramento cujos serviços apreciariam devidamente se pudessem chegar a fazer o confronto do que era antigamente e o que é hoje:
Antigamente: Vir a Goes, perdendo todo um dia para expedir um telegrama sobre a conclusão de um negócio cuja escritura era preciso lavrar-se imediatamente; ou sobre a marcha da doença que punha ás portas da morte, em um hospital de Lisboa um filho, um irmão ou um parente estremecido.
Hoje: do bom desejo das autoridades da República em servir os povos que, como os nossos de sempre tão ingratamente esquecidos, conjugado com um pequeno dispêndio de nós todos resultou a criação do telefone nas nossa terra e, agora, adeus grandes demoras, grandes transtornos e tantos dias perdidos em Góis á espera de almejadas respostas.
Ponham os povos de Cadafaz e Colmeal os olhos no carinho que os de Alvares tributam ao seu telefone. Agora que eles apreciam devidamente os benefícios que ele lhes presta e dão por excelentemente empregado o muito trabalho que generosamente prestaram ao Estado.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

C A D A F A Z
É difícil entre estes vales e oiteiros arranjarem-se noticia que mereçam ser publicadas em jornais. Fui passear pelo soalheiro cá da terra para angariar algumas novidades, mas foram infrutíferos meus esforços, porque por onde passei só se cuidava na vida particular de cada um. É que esta gente com quem vivo só cuida no trabalho honesto e honrado e não em bisbilhotices. O que eu sei todos o sabem e por isso não são novidades.
- Os batatais e os milharais vão por aqui muito bem principiados. A água para os regar é que vai a ser pouca.
- Os castanheiros, aqueles que ainda não foram atacados pela filoxera, já se vestiram com os seus raminhos e algumas oliveiras estão muito carregadas de flor. Se escarumarem bem devemos ter este ano uma colheita igual á do ano findo.

in A comarca de Arganil de 23 de Maio de 1912

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço a sua visita e o seu comentário.
Informo que comentários anónimos não serão publicados.
Paula Santa Cruz