sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Notícia de outrora


Cadafaz, 12.— Num dia deste do Carnaval, entre o Magro e o Gordo, deviam ser umas 20 horas, pouco mais ou menos, ouvimos sinal de alarme. Perguntamos o que havia e disseram- nos que era para se juntarem afim de correr o Entrudo aos da Sandinha. Efetivamente, momentos depois apareceu o homem da pandeireta, os homens das latas, os dos chocalhos e o homem no funil. Ao comando do dirigente lá se  põem todos em marcha para os lados da Sandinha, parando no sitio denominado a Valeira, em frente da mesma povoação. Pouco depois ouvimos dois estoiros. — Pum!... Pum... 
E logo em seguida o barulho da pandeireta, das latas, dos chocalhos a vozeira do que assoprava no funil. Acenderam as luzes e ao som da música lá voltou aquela gente satisfeitíssima, dizendo: «—Cá vai a velha! Cá vem ela!. . . Cá vem ela!. . . » E sabem porque os nossos vizinhos foram a tal hora correr o entrudo? Porque souberam que a rapaziada da Sandinha estava dormindo a bom dormir, fatigadíssima de tocarem, cantarem e dançarem durante dois dias e uma noite, sem cessar. Dormiam tanto, que nem sequer deram pelo barulho. E foi o que valeu, cá aos nossos amiguinhos, porque se despertam, bebiam mais aguardente com mel e vinham-lhes pedir contas. Assim, ficou reservado para o ano seguinte.
—No dia 7 do corrente realizou o seu casamento o sr. António d'Almeida com a sr.ª Guilhermina Martins, ambos deste logar. Foram padrinhos: por parte do noivo, seu irmão o sr. José Maria; e por parte da noiva, a sua irmã, a sr.ª Angelina Martins dos Santos.  Desejamos-lhes felicidades.
—Tem estado doente em Coimbra o sr. Luiz Domingos Alves Baeta do Corterredor. Que breve se restabeleça, são os nossos desejos.
in a Comarca de Arganil de 15 de fevereiro de 1923

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço a sua visita e o seu comentário.
Informo que comentários anónimos não serão publicados.
Paula Santa Cruz