segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Últimos preparativos para o Bodo: Cozer as castanhas

Apesar do temporal que se abateu sobre Portugal continental no sábado e da falta de energia elétrica que durou de sábado de manhã até ao início da tarde de hoje (mais de 48 horas) ainda faltava aprontar os últimos preparativos para a entrega do Bodo que se realizou no domingo.
No início da tarde de sábado o mordomo José António Gomes foi cozer as castanhas, como é habitual na Casa de Convívio, este ano teve como ajudantes o Filipe Santa Cruz, Sr. Virgílio Lopes e Ernesto Gomes.




Enquanto o Zé António tratava de uma panela o Filipe tomava conta de outra.




Era preciso pôr sal e mais tarde ver se estava bem temperado.




Durante a cozedura das castanhas era preciso entreter-se com alguma coisa, como não havia eletricidade, ouvia-se música no telemóvel.




De vez em quando era preciso ver se as panelas não estavam sem água, o que vale que o Sr. Virgílio lembrou-se de trazer a sua lanterna para alumiar.




Como as castanhas ainda não estavam cozidas contavam-se umas anedotas.


Finalmente as primeiras panelas já estavam prontas, as castanhas foram colocadas nas cestas, já preparadas para serem distribuídas no dia seguinte.








Devido à falta da energia elétrica o pão só chegou no domingo de manhã.


No sábado e domingo á noite só podemos nos iluminar à luz de velas, para muitos foi o recordar dos tempos de antigamente, quando não havia energia elétrica e para os mais jovens foi saber como é que se vivia antigamente. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço a sua visita e o seu comentário.
Informo que comentários anónimos não serão publicados.
Paula Santa Cruz