terça-feira, 9 de outubro de 2012

Folhas Solta de Cadafaz por A.Silva

  Praias Fluviais
  Que é isso? Seria certamente a pergunta perplexa dos nossos antepassados do meio rural, e muito especialmente, tratando-se de um bem precioso -a água- se, não tinham água no domicílio quer para pessoas ou animais e, por vezes, nem sequer para beber, em anos de grande seca, tendo de recorrer aos nascentes ou fontes de chafurdo mais distantes. Para a lavagem de roupa eram procurados os poços, banho diário, que ideia, era um luxo, possuir um grande alguidar de zinco destinado a essa função. Ou então a ida ao moinho do rio no verão era ideal, enquanto se moía o grão dava hipótese de um banho refrescante num local recôndito... Que também pouco beneficiava ao pensar na excessiva subida o rio até à aldeia, com o pesado saco de farinha. Mas ao domingo era dia de "barrela" ao corpo, roupa e alma (missa).
  Tempos idos - Hoje já não se utiliza o velhinho alguidar, basta apenas munir-se de toalha e dirigir-se aos novos "Banhos públicos e termais" (não dos romanos) mas nas praias fluviais. Isto porque em qualquer recanto do rio ou da ribeira, com alguns metros cúbicos de água retirada ao seu normal curso, foi feita uma praia fluvial.
   Que é um prazer para os grandes e pequenos, é verdade. Que tem utilidade, durante um ou dois meses do ano, é verdade. Que foi mais uma nova tecnologia hidráulica para serem apenas gastos alguns milhões de "cêntimos" é verdade. Que se o rio pachorrento de verão se tomar agressivo no inverno e destruir tudo, requerendo o seu domínio e leito normal de muitos e muitos séculos, talvez tenha razão e aí adeus praia fluvial...
  Aproveitando o tema, e ao verificar que também esta freguesia, entrou na rota das praias fluviais. Interrogo-me se, não será também profícuo, urgente e de primeira necessidade a construção do TANQUE DE APOIO AOS BOMBEIROS, nesta povoação de Cadafaz, cujo assunto há anos tem sido debatido e prometido? Aliás é a única freguesia do concelho onde tal situação se encontra, inclusive as bocas de incêndios colocadas há imenso tempo não estão em condições de funcionar, falta de verificação ou manutenção. Não sei a quem compete tal missão, apenas sei que os poucos residentes é que serão os prejudicados.
  Mais um ano, e os fogos por perto nos fizeram pôr em alerta, como e quem nos ajuda se não há nem sequer condições físicas?
  Ou será que já pouco interessa os que restam...

   Falecimento
  No dia 7, do corrente mês, faleceu na Lousã, a Sr.ª D. Arminda Almeida Gaspar, com 86 anos. Era natural do Colmeal e residia em Cadafaz. Era viúva de Virgílio Alves Gaspar e mãe de Hélder Almeida Gaspar. Mais uma vez, vimos desaparecer da nossa aldeia uma senhora de grande estima e simpatia acentuando a já grande falta de comunidade. O seu funeral teve grande acompanhamento para o cemitério desta povoação. Resta-me apresentar sentidas condolências a seu filho, nora, neta e restante família. Pedindo a Deus que a conserve em Paz eterna.
  Cadafaz, Setembro de 2012  

in O Varzeense de 30 de setembro de 2012

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço a sua visita e o seu comentário.
Informo que comentários anónimos não serão publicados.
Paula Santa Cruz