sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Novos Espaços Foram Inaugurados

Grande Dia na Freguesia do Cadafaz
Praia Fluvial e Parque de Merendas na Cabreira e ampliação de coreto, com grelhadores e forno comunitário em Cadafaz, foram as obras inauguradas no passado dia 5 de agosto.
Na povoação de Cabreira, situada na freguesia de Cadafaz, nas margens do rio Ceira, o espaço conhecido por "Poço do Eirão" sofreu uma grande intervenção, dando origem a uma praia fluvial, com espaço de lazer e parque de merendas.
Com a construção de uma passagem pedonal de ligação à praia fluvial já existente na Cabreira, esta requalificação veio trazer melhores condições de vida aos habitantes desta localidade e servir de atractivo para os turistas.
Ambicionada há muitos anos, esta obra de requalificação no Ceira, tratou-se de um investimento da Junta de Freguesia do Cadafaz, em parceria com a Câmara Municipal de Góis.
A cerimónia de inauguração, acompanhada pelo Grupo de Concertinas Sem Eira Nem Beira e pela Filarmónica da Associação Educativa e Recreativa de Góis, iniciou com o descerrar de duas lápides em xisto. A primeira com a inscrição: ''Imaginar é o princípio da criação. Nós imaginamos o que desejamos, queremos o que imaginamos e, finalmente, criamos aquilo que queremos", que foi descerrada pelo Major General Rodolfo Begonha e pelo presidente da Junta de Freguesia do Cadafaz, Casimiro Vicente, seguindo-se uma placa alusiva ao espaço inaugurado, descerrada pela presidente da Câmara Municipal de Góis, Drª Maria de Lurdes Castanheira, acompanhada também pelo presidente da Junta local.

 
 



Em seguida deslocaram-se para a sede de freguesia, Cadafaz, onde foi inaugurada a obra de ampliação do coreto, que comporta também um espaço de apoio aos festejos e funcionamento de bar, com um forno e alguns grelhadores, num espaço comunitário, situado junto à igreja matriz.
Mário Almeida Nunes, presidente da Assembleia de Freguesia enalteceu a obra inaugurada mas desafiou os autarcas presentes para procederem também à requalificação da outra margem do Ceira, bem como, à recuperação do Lagar e manutenção do novo espaço inaugurado, disponibilizando-se ainda em nome da Comissão de Melhoramentos para colaborar dentro das possibilidades.
O presidente da Junta de Freguesia, satisfeito com a obra concretizada, foi dizendo que "devagarinho também se vai ao longe" e que o povo da sua freguesia tem a grande virtude de saber esperar. Teceu agradecimentos à Câmara pelo apoio incondicional que a Junta sempre teve da autarquia e referindo-se à Praia Fluvial do Eirão afirmou ser "um local de requinte natural de excelência e que se encontra ao mesmo tempo a ajardinar a povoação de Cabreira... ". Casimiro Vicente, consciente que são pequenas obras, lembrou que são conforme as possibilidades económicas e lembrou que no Campo Social, a junta de freguesia também não está alheia às condições precárias económicas que o povo sofre no campo da saúde, para tal garantiu continuar a ceder o transporte gratuito todas as semanas para a população se deslocar às consultas a Góis. 
A presidente da Câmara Municipal de Góis, considerou ser um grande dia para a freguesia de Cadafaz, com a inauguração de magníficos investimentos. A autarca disponibilizou-se para continuar um trabalho em parceria com a Junta, apoiando dentro das possibilidades e desafiou os autarcas da Junta a apresentarem candidaturas, junto da ADIBER, nomeadamente para recuperação do Lagar da Cabreira. Face ao lar da freguesia de Cadafaz, sedeado na Cabreira, a Câmara também tem estado sempre ao dispor, desde a primeira hora, para apoiar e conforme assegurou a edil, a Câmara continuará sempre ao lado deste projeto que referiu ser o maior investimento deste século nesta freguesia.



CAMPANHA PARA EQUIPAR O LAR
A Caritas Diocesana de Coimbra, conforme palavras da Drª Tânia Santos, também presente nas inaugurações realizadas na freguesia de Cadafaz, falou da abertura do lar sedeado na cabreira adiantando como data prevista os meses de setembro ou outubro e relembrou que está a decorrer uma campanha de angariação de fundos para equipar esta grande casa. "Por pouco que seja, todas as ajudas são bem vindas", disse.

FREGUESIA DE CADAFAZ TEM NOVOS: SECRETÁRIO E TESOUREIRO
Em conversa com o nosso jornal, o presidente da Junta de Freguesia de Cadafaz lamentou o falecimento do secretário e do tesoureiro da Junta de Freguesia de Cadafaz; respetivamente Armindo Neves e António Carlos Barata, elementos, no seu ponto de vista, que muita falta fizeram a esta freguesia e que foram respetivamente substituídos por: António José Henriques e Luís Miguel Nunes Martins, a quem desejou que sigam o exemplo dos seus antecessores.


in O Varzeense de15 de agosto de 2012

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço a sua visita e o seu comentário.
Informo que comentários anónimos não serão publicados.
Paula Santa Cruz