terça-feira, 5 de junho de 2012

História do Cadafaz

Quando iniciei o blogue, falei da formação do Cadafaz no seu atual local e coloquei fotos onde seria o Cadafaz Velho. Se quiser ver ou rever o post basta carregar no link:


Encontrei no jornal A Comarca de Arganil, datada de 1904 um artigo onde também fala disso. Aqui fica o texto:
Cadafaz
É bem verdade que o ignorante é o que mais fala.
Nós, incluídos no número dos ignorantes, sem dúvida, vamos ainda hoje e continuaremos enquanto o administrador d ' A Comarca estiver disposto a aturar-nos, mimosear os leitores com meia dúzia de asneiras.
Agora, porém, vamos referir-nos ao Cadafaz, a nossa terra natal, de que ninguém se lembra, a não ser no mês de janeiro ou em véspera de eleições. Por isso, nós, humildes, como o nosso berço, tentamos dizer algumas coisas que têm chegado ao nosso conhecimento.
Toda a gente sabe que a freguesia do Cadafaz pertence ao concelho de Gois, e dizem que em épocas remotas esta freguesia com a de Goes e Colmeal, formavam uma só.
0 que, porém, nos parece fora de duvida, é que a povoação do Cadafaz, é bastante antiga teve seu assento numa encosta um pouco abaixo d'onde hoje se acha a atual, denominada Codeçal ou Cadafaz Velho. A esse respeito parece não haver duvida, pois que ainda há poucos anos quando ali se tiveram umas escavações, foram encontradas candeias de barro e outros objetos que nos fazem crer que tal povoação era do tempo dos romanos, se a arqueologia se não zanga connosco.
Diz a tradição que sendo este sítio muito doentio, resolveram os seus habitantes mudar a povoação para um lugar mais alto a fim de ser mais arejada.
Se realmente, na mudança da povoação, predominou esta ideia, não escolheram mal, porque a atual povoação é bem lavada de todos os ventos, sendo por isso, bastante fria.
Desta freguesia que tem por orago Nossa Senhora das Neves, foram donatários os condes Villa Nova de Portimão.
S. F.
in A Comarca de Arganil de 1 de janeiro de 1904

1 comentário:

  1. Publiquei no meu blog "A Terceira Dimensão - Fotografia Aérea" imagens aéreas de Góis ...
    Vejam em:

    A Terceira Dimensão - Fotografia Aérea de Portugal - Góis

    Agradeço divulgação deste link e comentários no blog ...

    ResponderEliminar

Agradeço a sua visita e o seu comentário.
Informo que comentários anónimos não serão publicados.
Paula Santa Cruz