sábado, 9 de maio de 2009

Sabia que antigamente o Cadafaz chamava-se Cadafas?

Desde pequena, lembro-me da minha mãe nos contar (a mim e aos meus irmãos) que Cadafaz tinha sido noutro local, há muitos anos atrás, mais abaixo da sua localização actual. Os que pertencem ao Cadafaz de certeza que já ouviram e conhecem esta história.
No último fim-de-semana fui saber onde ficava o local exacto, que é ao fundo do Serradouro. Como a minha mãe já não sabia lá ir ter, devido à estrada nova que fizeram para a Cabreira, fomos ter com a D. Maria de Lurdes Ferreira e com a D. Arminda Silva e lá fomos nós as 4 até ao “Cadafaz velho”, onde ainda há pouco tempo se via algumas ruínas.
Aqui numa pausa para descanso, porque estava calor, onde conversamos muito sobre histórias antigas da aldeia.


A minha mãe, a Ti Maria de Lurdes e a D. Arminda.


A história do Cadafaz velho contada pelos antigos e que foi passando de geração em geração até aos dias de hoje, consistia em que, os que lá nasciam morriam mais cedo, ou seja, havia pouca esperança de vida. Também se pensa que uma das razões da mudança de local é devido à falta de água. E tenham se mudado para a localização actual do Cadafaz, devido a haver 3 nascentes de água, que são os Portos, a Fonte e o Moinho do Meio.
A D. Arminda deu-me a indicação que os primeiros documentos onde se pode ler alguma coisa desse tempo, datam de 1114, numa carta de doação de D. Teresa e D. Afonso Henriques ao Sr. Anião Vestaris, que foi o primeiro senhor de Góis. E parece que o nome que era dado ao Cadafaz era de Cadafas.
Como podem constatar Cadafaz, já tem quase 9 séculos.
Hoje já não existem as tais ruínas, porque os madeireiros cortaram os eucaliptos e destruíram as ruínas que ainda existiam. Mas, ainda deu para ver uma parede que se supõe que seja das ruínas e também encontramos umas oliveiras nesse local.

Deixo aqui umas fotografias de onde se supõe que tenha sido a localização de Cadafas.

Restos de uma parede


Em 1º plano as 2 oliveiras, uma de cada lado, entre os pinheiros


As paisagens que se vêem de Cadafas:


Capelo, ao fundo




Sandinha, no meio dos eucaliptos

Vista de Cadafaz do local de Cadafas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço a sua visita e o seu comentário.
Informo que comentários anónimos não serão publicados.
Paula Santa Cruz