sábado, 16 de maio de 2009

Do Cadafaz (Góis) com ambição

Realizou-se no Sábado, 18 de Abril de 2009, na Casa do Concelho de Góis, mais uma Festa das Freguesias do Concelho de Góis (enquadrada no 80.º Aniversário do Regionalismo Goiense), desta vez dedicado à Freguesia do Cadafaz.
Estas reuniões têm tido um cariz informativo sobre as potencialidades das diversas freguesias, o trabalho desenvolvido e a desenvolver, não faltando a animação a cargo dos grupos culturais das freguesias e a tradicional gastronomia, transformando-se nesta fase num encontro de amigos Goienses (de cá e de lá), que as vidas desencontraram.
Esta a grande missão da Casa do Concelho de Góis em Lisboa, promover o encontro, o debate e a interacção entre os Goienses de Góis e da Grande Lisboa, como uma grande família que mantém em comum o gosto pelo seu Concelho de origem. Uma missão, agora renovada, pelo grande mentor e impulsionador destas reuniões das freguesias, o Engº Henrique Antunes, dos Corpos Directivos da Casa do Concelho de Góis, que, tem colocado todo o seu saber e motivação na realização destes encontros, sendo o principal responsável pelo seu sucesso.
Embora tivesse imaginado previamente o que me esperaria, pelo conhecimento pessoal dos intervenientes e, expectante que iria encontrar por certo vários amigos e conhecidos de Góis e iríamos de certeza dialogar sobre o Concelho e sobre a Freguesia do Cadafaz em particular e quiçá tecer considerações sobre a evolução futura desta terra, fui surpreendido, no entanto, pelo Presidente da Junta de Freguesia do Cadafaz, Casimiro Alves Vicente, ao apresentar o seu Projecto Integrado da Gestão dos Recursos Naturais e Desenvolvimento da Freguesia do Cadafaz. É certo que já estou habituado a que nestes fóruns se fale nos recursos naturais, na apicultura, na caça e na pesca, no turismo rural e de lazer, na prevenção dos fogos e no envolvimento das populações de forma a fixar os locais com novos postos de trabalho e talvez outras pessoas atraídas pelas possibilidades de desenvolvimento ou mesmo pelas belezas naturais.
Não estava decerto preparado para sentir a super motivação e ambição do Sr. Presidente na concretização no terreno deste plano. A alma e a sensibilidade com que fala da sua terra. A vontade íntrínseca que demonstrou em trabalhar e fazer melhor. Acima de tudo isto o que mais me surpreendeu foram os planos imediatos de colocação deste plano estratégico no terreno, (alicerçados numa empresa consultora), com acções imediatas já planeadas e em vias de concretização e com os dossiers de pedido de fundos europeus em fase de finalização. São exemplos âncora deste Plano o Centro de Apoio ao Idoso e o Salão Multiusos no Cadafaz, a Estalagem do Castelejo e a Praia Fluvial na Cabreira e o Parque de Campismo, bem como a reconstrução dos Lagares de Azeite como pólos de circuitos de lazer e turismo e o projecto dos produtos endógenos como o medronho, o mel, as ervas aromáticas, etc.
Este homem, que senti ser o homem certo no lugar certo, precisa de tempo e a freguesia do Cadafaz precisa deste plano de futuro, por certo ambos precisam no mínimo de 4 anos para colocar a sua ambição na freguesia. Estou certo que com as devidas ajudas do poder local concelhio e de toda a população, daqui a poucos anos esta freguesia estará muito melhor preparada para um futuro de qualidade de vida.
Foi pena que perante a qualidade deste Plano a representante da Câmara Municipal de Góis não tivesse tido uma palavra de apoio ou incentivo.
Seguiu-se um jantar regional com sabores e aromas típicos da Freguesia e do Concelho que fizeram vibrar as papilas gustativas dos Goienses-Lisboetas já habituados quotidianamente a outros sabores. Se recordar é viver, recordámos aromas e sabores vividos nas casas dos nossos Avós, Tios e Pais, da Chanfana às Filhós, da Truta do rio ao Arroz Doce. Tudo isto brindado a sons de outros tempos pelo Rancho Folclórico da Freguesia do Cadafaz.
Bem hajam a todos os intervenientes na Festa da Freguesia do Cadafaz e a todos quantos na sombra contribuíram com o seu trabalho e empenho para este êxito. Bem haja a Casa do Concelho de Góis que nesta tarde teve a oportunidade única de se constituir como a grande sala de visitas de Góis em Lisboa.
Sejam felizes, sem medicamentos.
Dr. Fernando J. Bandeira da Cunha
in Jornal de Arganil, de 14/05/2009 e in http://goisvive.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço a sua visita e o seu comentário.
Informo que comentários anónimos não serão publicados.
Paula Santa Cruz